A crise de efeito global tem dado sinais fortes de impacto nas vendas do mercado do Luxo. Abertura de lojas e eventos tem sido gradativamente cancelados ou postergados. Orçamentos publicitários reduzidos fortemente, coleções menores e força de trabalho sendo demitida. Os ornamentos florais usados em lojas (há um rumor na Europa que somente a poderosa Louis Vuitton reduziu em aproximadamente 1,5 milhões de Euros), os orçamentos de Relações Públicas já sofreram cortes acima de 50% no mundo. A era da cautela e da atenção dobrada aos custos chegou ao cintilante mercado do Luxo. O termo supérfluo que é fortemente alinhado e associado ao segmento, agora mostra sua face mais temida na gestão - corte de custos nas empresas de Luxo desafia a criatividade. Ao final desta turbulência de mercado, ficará um segmento mais cauteloso nos custos, mais criativo na engenharia da gestão e até muito mais eficiente, aumentando no longo prazo a rentabilidade das operações. A crise atual faz com que a era da profissionalização da atividade do Luxo passe pelo seu mais importante e definitivo teste de gestão: A Sobrevivência no meio de uma forte Tempestade de Mercado!
"Ficarão os que estiverem mais preparados". Carlos Ferreirinha – Presidente da MCF Consultoria & Conhecimento.
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